* O Tempo, a Excelência e a Perfeição

Para se chegar à excelência demanda tempo, mas o que vem primeiro?

"Aristóteles aconselha: “Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.


A minha leitura sobre esta reflexão: 


A repetição demanda "tempo" para que se torne um hábito. E tempo é vidaA excelência, nesse contexto, é a busca contínua por fazer algo da melhor forma possível dentro de limites realistas, para isto, utilizando as ferramentas e recurso já dominados pela experiência adquirida durante o tempo no aprendizado das técnicas e da prática, e sempre buscando aprendizados de novos recursos e experiências

A receita

Aos quesitos elencados, anteriormente, é preciso agregar outros com igual importância, quais sejam: a determinação, a energia que alimenta o "desejar e acreditar", e buscar os caminhos para a realização, pelo menos, o mais próximo do que queremos e conseguirmos do nosso melhor. Porém, com a consciência de que o mais próximo sempre estará a um passo à frente de nós, pois nunca saberemos tudo, este é um bom motivo para crescermos com consciência de que não chegaremos à nossa visão crítica do ideal buscado, ainda menos à perfeição, mesmo que  que não tenhamos limite de tempo

Todos os processos demandam um tempo de execução.

Todos os processos, sejam de aprendizados ou não, demandam  mais do que somente conhecimentos técnicos. Há bons técnicos que não alcançam sucesso na profissão.
Para que uma busca pelo sucesso e excelência, e não à perfeição, preserve uma vida saudável, e não de forma insana, é preciso saber respeitar o tempo e a vida, isto é o básico e necessário para um bom aprendizado, visando o domínio das técnicas, isto fará parte do aprendizado, sempre se levando em conta que cada um tem as suas "características cognitivas". Estas características são as que lhe permitem dividir a sua vida e espaços do seu tempo para aprender a viver com melhor qualidade de vida. Sem esquecer de que "tempo é vida".

Gabriel Martins
• Nexialista | Filósofo Empírico
• Jornalista | Poeta | Escritor
• Mestre em Pintura e Fotografia |
• Artista Visual
• Fundador e Diretor do Ateliê Luzes e Sombras (Barra da Tijuca, desde 1999)
• Idealizador do projeto: "A nossa relação com o tempo sob luzes e sombras"
 Palestrante observador das relações humanas com o tempo

Você pode estar se perguntando: 
 - O que é um Nexialista observador da essência humana?
Saiba aqui


Jamais devemos nos esquecer de que
 tempo é vida


© Gabriel Martins
2026

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando saber viver pode ser uma questão de escolhas?

O nexo entre Newton, o tempo, a vírgula e o oásis

Podemos tentar, mas é impossível conseguir