Podemos tentar, mas é impossível conseguir
É impossível enganar o tempo. Nós só enganamos a nós mesmos; mas, não sabemos por quanto tempo
Por que é impossível enganar o tempo?
Como seriamos?
O tempo não apaga sentimentos verdadeiros, como amor, a saudade...
Fingir que esquecemos as nossas dores é como as enterrar vivas, como diz Freud.
O tempo não apaga e nem cura profundas dores emocionais. Nós fingimos que passou e tentamos conviver com elas. Se pudéssemos controlar sentimentos, a saudade não doeria tanto. Como disse Freud: "As emoções não expressas, nunca morrem. Elas são enterradas vivas e sairão mais tarde das piores formas.
Sob este conceito de Freud, é válido associar "mais tarde", com "em algum tempo". Podemos dizer que, enquanto as nossas emoções permanecerem enterradas por nós, por todo este tempo, estaremos fingindo que as esquecemos. Seria como no dito popular, jogar a sujeira para debaixo do tapete.
Enquanto não dedicarmos um tempo para tratar as nossas feridas emocionais, não viveremos uma vida saudável, porque tempo é vida.
Gabriel Martins
• Nexialista | Filósofo Empírico
• Jornalista | Poeta | Escritor
• Mestre em Pintura e Fotografia |
• Artista Visual
• Fundador e Diretor do Ateliê Luzes e Sombras (Barra da Tijuca,
desde 1999)
• Idealizador do projeto: "A nossa relação com o tempo sob luzes
e sombras"

Comentários
Postar um comentário