Cada um é o museu da sua história com o seu acervo
Museus não vivem de passado e não são depósitos de velharias inúteis.
Há almas e artes vivas que habitam em cada obra guardada nos museus para contar as suas próprias memórias e existências.
Quando ouvir alguém dizer "quem vive de passado é museu", responda que museus não vivem de passado, existem para documentar e preservar materialmente experiências e aprendizados que são memórias da humanidade, para entender o presente e nortear os que virão no futuro. Ai de quem não tem história para contar. A sua vida seria comparada a um museu vazio e deserto.
O que você fez e fará para despertar futuros interessados em visitar o museu da sua história?
Um boa analogia seria nos comparamos a um museu. Hoje, o que os visitantes encontrariam se você abrisse as portas do seu museu vivo? Salas e galerias repletas de aprendizados? Lições de vida? Memórias para contar? Quando estiver nos últimos metros da curta estrada da vida, você gostaria voltar ao museu das suas histórias e as encontrar bem guardadas e preservadas?
Só as memórias e o amor, memórias vencem o tempo.
Só as memórias e o amor, memórias vencem o tempo.
A vida não é medida em anos, mas em qualidade do que deixamos gravado nos corações das pessoas - o tempo investido em conexões reais é o que evita que o nosso museu se torne um "depósito de velharias".
Saiba que o tempo é o curador do museu da nossa vida. O que decidimos "expor" hoje é oque o tempo preservará para amanhã. Sem a gestão do consciente da vida, do agora, o acervo do futuro ficará incompleto com salas vazias.
Nós somos o que a nossa essência deixar gravado na memória e no coração das pessoas.
Nós somos o que fizermos para não sermos esquecidos. O passado não é uma simples caixa de memórias que com o tempo será degradada, levando com ela as memórias materiais da nossa existência, que deixarão de existir. Se não deixarmos memórias, os nossos descendentes não saberão quem fomos, apenas o que alguém se lembrar e se interessar em contar.
A imagem em branco não é um erro na postagem. É a representação de um espaço vazio, como um museu sem acervo. Assim seria o museu de uma vida sem histórias para deixar.
Só as memórias e o amor vencem o tempo.
As minhas reflexões são os resultados de mescla das diferentes visões sob os conceitos:
* Do poeta
* Do filósofo
* Da poética
* Do artista
Gabriel Martins• Nexialista | Filósofo Empírico• Jornalista | Poeta | Escritor• Mestre em Pintura e Fotografia |• Artista Visual• Fundador e Diretor do Ateliê Luzes e Sombras (Barra da Tijuca, desde 1999)• Idealizador do projeto: "A nossa relação com o tempo sob luzes e sombras"
• Nexialista | Filósofo Empírico
• Jornalista | Poeta | Escritor
• Mestre em Pintura e Fotografia |
• Artista Visual
• Fundador e Diretor do Ateliê Luzes e Sombras (Barra da Tijuca, desde 1999)
• Idealizador do projeto: "A nossa relação com o tempo sob luzes e sombras"
Você pode estar se perguntando: - O que é um Nexialista observador da essência humana?
Jamais devemos nos esquecer de que
tempo é vida
© Gabriel Martins
2026
Jamais devemos nos esquecer de que
tempo é vida.
© Gabriel Martins
2026

Comentários
Postar um comentário