Em que tempo vivem os ansiosos? E você?
Em que tempo você está vivendo agora, enquanto lê estas palavras?
O relógio marca as horas, mas nos pressiona contra o tempo; a bússola nos orienta na direção correta para não perdermos o rumo.
O futuro é o único tempo que pode ser planejado, o presente é o único tempo que pode ser vivido. E o passado? Passou... Mas não deve ser esquecido, porque foi um período da nossa escola de vida, a mesma que continuaremos cursando enquanto vida tivermos para termos tempo...
O ansioso tenta esquecer o passado para não perder tempo; não vive o presente para não perder tempo e não vive o futuro, porque é impossível. Assim, o ansioso não vive em tempo algum.
A obsessão em gerir o tempo e não a vida
Por que, ao invés de pretendermos, obcecadamente, aproveitar o tempo, não o fazemos com a vida? Gerir a vida é cuidar da saúde física e mental. Desta forma, podemos produzir de forma saudável e obter melhores resultados, e sem a sensação de culpa, de ausência da família, dos amigos e de nós mesmos.
Para você pensar:
Se você não está habitando o presente por medo de perder tempo, não pode voltar ao passado, e nem antecipar o futuro, o que exatamente você está ganhando em troca dessa ausência existencial contemporânea, quase de tudo e de todos? A sensata troca deve ser presença, amizade, carinho e amor.
Gabriel Martins• Nexialista | Filósofo Empírico• Jornalista | Poeta | Escritor• Mestre em Pintura e Fotografia |• Artista Visual• Fundador e Diretor do Ateliê Luzes e Sombras (Barra da Tijuca, desde 1999)• Idealizador do projeto: "A nossa relação com o tempo sob luzes e sombras"
Você pode estar se perguntando: - O que é um Nexialista observador da essência humana?
Jamais devemos nos esquecer de que
tempo é vida
© Gabriel Martins
2026

Comentários
Postar um comentário