Em que tempo vivem os ansiosos? E você?

 Em que tempo você está vivendo agora, enquanto lê estas palavras?


O relógio marca as horas, mas nos pressiona contra o tempo; a bússola nos orienta na direção correta para não perdermos o rumo.

O futuro é o único tempo que pode ser planejado, o presente é o único tempo que pode ser vivido. E o passado? Passou... Mas não deve ser esquecido, porque foi um período da nossa escola de vida, a mesma que continuaremos cursando enquanto vida tivermos para termos tempo...

O ansioso tenta esquecer o passado para não perder tempo; não vive o presente para não perder tempo e não vive o futuro, porque é impossível. Assim, o ansioso não vive em tempo algum.

A obsessão em gerir o tempo e não a vida

Por que, ao invés de pretendermos, obcecadamente, aproveitar o tempo, não o fazemos com a vida? Gerir a vida é cuidar da saúde física e mental. Desta forma, podemos produzir de forma saudável e obter melhores resultados, e sem a sensação de culpa, de ausência da família, dos amigos e de nós mesmos.

Para você pensar:

Se você não está habitando o presente por medo de perder tempo, não pode voltar ao passado, e nem antecipar o futuro, o que exatamente você está ganhando em troca dessa ausência existencial contemporânea, quase de tudo e de todos? A sensata troca deve ser presença, amizade, carinho e amor.

Gabriel Martins
• Nexialista | Filósofo Empírico
• Jornalista | Poeta | Escritor
• Mestre em Pintura e Fotografia |
• Artista Visual
• Fundador e Diretor do Ateliê Luzes e Sombras (Barra da Tijuca, desde 1999)
• Idealizador do projeto: "A nossa relação com o tempo sob luzes e sombras"

Você pode estar se perguntando: 
 - O que é um Nexialista observador da essência humana?


Jamais devemos nos esquecer de que
tempo é vida



© Gabriel Martins
2026

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando saber viver pode ser uma questão de escolhas?

O nexo entre Newton, o tempo, a vírgula e o oásis

Podemos tentar, mas é impossível conseguir