O que as belas imagens fotográficas não mostram

Fotografias e vídeos capturam a beleza das imagens as suas formas e cores, e até podem nos fazer imaginar como seria estar naquele local, mas...

...o aroma, o frescor das brisas e as vibrações sensoriais provocadas pela paz e pelo som do silêncio ambiental e das vidas silenciosas só estando lá.

A conexão do interior com o exterior

Estar em contato direto com com as nossas origens nos leva ao um estado de paz eA verdadeira conexão com a natureza acontece ao estarmos presentes em estado de quietude interna, permitindo que os sentidos absorvam o aroma das flores trazidos pela brisa que circula por entre as flores e a vegetação e, também, o frescor e a carícia do seu delicado toque em nosso rosto, proporcionando relaxamento e revigoramento nesse momento de paz. mocional que nos permite refletir sobre as nossas  dúvidas e questões e, talvez, ter as respostas para algumas, além da paz e insights que a correria do dia a dia nos impede de alcançar. 

A presença é o fundamento para sentir

Visitar e "viver um tempo" esses ambientes silenciosos e perfumados é, de fato, um convite para desacelerar o tempo e a vida para cuidar da saúde mental, física e emocional. Para isso é necessário aceitar o convite da natureza e nos levarmos até lá, onde estão as coloridas, perfumadas e silenciosas vidas. Porém, elas falam o que precisamos escutar e nos ouvem.
Os jardins devem ser visitados de forma presencial e durante um bom tempo para se aproveitar e viver o momento, este tempo será uma fração de vida bem vivida e tempo é vida.



Gabriel Martins
• Nexialista | Filósofo Empírico
• Jornalista | Poeta | Escritor
• Mestre em Pintura e Fotografia |
• Artista Visual
• Fundador e Diretor do Ateliê Luzes e Sombras (Barra da Tijuca, desde 1999)
• Idealizador do projeto: "A nossa relação com o tempo sob luzes e sombras"

Você pode estar se perguntando: 
 - O que é um Nexialista observador da essência humana?


Jamais devemos nos esquecer de que
tempo é vida



© Gabriel Martins
2026

Comentários

  1. Estar física e mentalmente presente nesses momentos simples da vida é um remédio para a ansiedade, da qual tantos de nós sofremos. Tanto o remorso de viver preso ao passado quanto a angústia de viver antecipando o futuro perturbam nosso bem-estar. Estar verdadeiramente no presente é algo profundamente sanador.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quando saber viver pode ser uma questão de escolhas?

O nexo entre Newton, o tempo, a vírgula e o oásis

Podemos tentar, mas é impossível conseguir