O nexo entre Newton, o tempo, a vírgula e o oásis
O tempo não deve ser o imperador que tudo regula e comanda; deve ser regulado, como as vírgulas e os pontos regulam os textos. Na vida, também, precisamos de vírgulas para pontuar as nossas pausas.
Onde estão as pausas necessárias marcadas pelas vírgulas?
• Na travessia de desertos:
As pausas serão feitas em oásis;• Na leitura:
As pausas estarão na pontuação dos textos• Na vida:
As pausas devem ser feitas entre os excessos de compromissos e tarefas que não cabem no mesmo tempo, para que sejam realizadas sem que interfiram no tempo de viver.
E você? Tem colocado vírgulas e as respeitado na sua jornada ou tem
atravessado a vida sem parar para repor as energias?
Diga algo sobre isso nos comentários abaixo
Parafraseando Isaac Newton
Isaac Newton já dizia que dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo. Quero acrescentar uma observação nexialista sobre a conhecida lei da física atribuída a Newton. E assim fica: "Dois corpos não ocupam o mesmo espaço no mesmo tempo; duas tarefas também não cabem no mesmo pedaço de tempo no cognitivo. Na ciência cognitiva essa limitação é conhecida como o "Gargalo cognitivo" ou Bottleneck Cognitivo). Viver, afinal, exige a sua própria lei: a lei de impenetrabilidade. Saiba, no link, o que é a "lei de impenetrabilidade". Esta lei não é uma regra clínica, mas uma analogia filosófica aplicada à psicanálise.
A insistência em não pontuar ou não respeitar as pontuações cria áridos desertos entre pessoas que, em sua pressa, não param para respirar, descansar, ouvir, sentir e viver os relacionamentos sociais com a família e amigos, causando longas distâncias entre os humanos durante a curta viagem que é viver.
O que cria a necessidade das pausas (vou chamar de "vírgulas") nas rotinas profissionais e pessoais?
A primeira resposta é simples e rápida: pausar o turbilhão de compromissos e agendas para viver e compartilhar a nossa vida com quem quer compartilhar a sua conosco.
Na travessia de desertos é em oásis onde paramos para descansar e repor as energias. Na leitura, quando em voz alta, as vírgulas marcam pausas para retomar o fôlego, e organiza o fluxo do raciocínio. Embora a regra principal seja para estruturar a sintaxe e evitar ambiguidades.
1. Tempo Cronológico vs. Tempo Psicológico (A Filosofia e a Ciência)
• Conceito:
• Conexão Nexialista:
Como a física moderna (relatividade) e a neurociência explicam por que o tempo voa quando estamos felizes e arrasta notédio.2. A Ditadura da Hiperprodutividade (A Sociologia e o Trabalho)
• Conceito:
A pressa crônica e a sensação de estar sempre atrasado na era digital.
• Conexão Nexialista:
Análise de como a tecnologia acelerou o ritmo de trabalho e criou a
"síndrome da pressa", contrastando com o conceito de
Slow Living
(viver sem pressa).
3. O Tempo no Corpo (A Biologia e a Saúde)
• Conceito
O ritmo circadiano e o impacto do tempo na nossa saúde mental e física.
• Conexão Nexialista:
Como o descompasso entre o tempo da sociedade (trabalhar de madrugada, usar
telas) e o tempo da natureza adoece o corpo humano.
4. O Futuro do Tempo (A Tecnologia e a Inteligência Artificial)
• Conceito:
Como a automação e a IA estão mudando nossa percepção de tempo, do futuro e da necessidade do ócio.
• Conexão Nexialista:
Uma reflexão sobre se a tecnologia vai nos libertar para ter mais tempo ivre ou
se vai nos soterrar em novas demandas de atenção.
Para pensar e pesquisar a grande provocação da nossa era: Caminhamos para sermos autônomos ou transformados em autômatos? O tempo responderá.
|
Gabriel Martins
• Filósofo Empírico | Nexialista |
Você pode estar se perguntando:
- O que é um Nexialista observador da essência humana?Saiba aqui
(Elmer G. Letterman)
Jamais devemos nos esquecer de que
tempo é vida
tempo é vida
Comentar este texto e todos os outros advindos de Gabriel Martins é chover no molhado,porque são simplesmente impressionante profundos, inigualáveis! Puro suco de vida e aprendizado!
ResponderExcluirObrigado pela visita e comentário. Vou considerar como um forte incentivo, um combustível para esta minha nova jornada como palestrante "Nexialista Observador das Relações Humanas com o Seu Tempo."
ExcluirÉ verdade, Gabriel Martins domina várias áreas do comportamento humano com Maestria.
ExcluirOlá Gabriel Martins gostaria de parabenizá-lo pelo tema abordado. Domina o assunto com muita propriedade, destreza e maestria! Este projeto é um ponta pé inicial para que outras janelas e portas se abram... TEMPO! Qual seria o verdadeiro significado do tempo?
ExcluirMuito grato por sua visita e pelo seu comentário. Quanta à sua pergunta, embora a minha proposta não seja a de trazer respostas, posso emitir esta observação como observador do relacionamento entre a humanidade e o seu tempo. Penso que o tempo seja subjetivo e, além disto, que seja um conceito. Vendo desta forma, acredito que cada um deva dar o seu significado ao seu tempo de acordo com os seus próprios valores. Sem se esquecer de que, objetivamente, tempo é vida.
ExcluirCom carinho,Gabriel Martins
Olá, Marília! Quero agradecer a forma como fez o seu comentário. Nele, você demonstrou o quanto a sua sensibilidade é capaz de perceber e captar as mensagens, tanto explícitas quanto as subliminares. Assim, percebeu a essência do meu objetivo neste artigo. E, ainda mais, quanto tocou nesta sua apurada sensibilidade foi capaz de a emocionar. E isto é notóriamente perceptível nas suas palavras. Na verdade, ao ler comentários tão incentivadores, que demonstram a minha missão, me fazem senti-me como aquele beija-flor que tenta apagar o incêndio na floresta jogando a água que colhe no rio para a jogar sobre o fogo.
ResponderExcluirLeva “tempo” para nos construirmos e, só depois, encontrarmos nossos espelhos.
Obrigado.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMais um bom conselho sobre como administrar nosso tempo. Gostei da proposta de relacionar temas aparentemente tão diferentes. Obrigado, Gabriel.
ResponderExcluir