Quando saber viver pode ser uma questão de escolhas?

Para quem sabe viver a vida é um maravilhoso e curto passeio; para quem não sabe é um tédio interminável e insuportável.

Afirmar que saber viver é uma simples questão de escolhas é um tanto subjetivo, porque às vezes é preciso fazer escolhas em uma pequena fração de tempo, algumas em segundos; mas há importantes escolhas que precisam ser feitas e, muitas vezes, o que não falta é tempo para decidir.

A pergunta é: Como perceber quando é uma questão de escolha?

Primeiramente analisando a situação, as opções e os prós e contras. Só após esta análise se determina o que deve ser feito. A escolha sempre deverá ser em prol do bem estar da saúde mental e física para que tudo mais ocorra como consequência desta escolha que passará a ser uma determinação. Mas se não for cumprida passará a ser uma autorização para que tudo fuja do controle, passando a funcionar à revelia e entregando resultados completamente opostos aos que se gostaria.

Repetir erros não trazem acertos

Quando se busca um objetivo sem conseguir o sucesso, a escolha de não tentar entender o que não deu certo, ou por que não deu, e tentar repetir da mesmo forma é escolher repetir os mesmo erros para, depois, "tentar consertar". Esta escolha rouba o tempo de aproveitar o tempo de viver O resultado será uma vida entediante e insuportável. E viver desta forma pode causar graves males como a ansiedade e a depressão

Gabriel Martins

• Nexialista | Filósofo Empírico
• Jornalista | Poeta | Escritor
• Mestre em Pintura e Fotografia
• Artista Visual
• Fundador e Diretor do Ateliê Luzes e Sombras (Barra da Tijuca, desde 1999)
• Idealizador do projeto:
A Nossa Relação com o Tempo Sob Luzes e Sombras
>Palestrante observador das relações humanas com o tempo

Você pode estar se perguntando:
- Mas, o que é um Nexialista observador da essência humana?


Jamais devemos nos esquecer de que
tempo é vida


© Gabriel Martins

2026

Comentários

  1. Maravilhosa é a sensação de estarmos navegando em um navio e que esse navio está só de passagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, obrigado pelo seu comentário que é uma sábia reflexão relacionada ao tempo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O nexo entre Newton, o tempo, a vírgula e o oásis

Podemos tentar, mas é impossível conseguir